20Nov 2014

Livro: O Teorema de katherine – John Green

Postado por às em Cultura, Livros


John Green ficou mundialmente conhecido após o sucesso de A culpa é das Estrelas, mas existem outros livros famosos e um deles é o Teorema de Katherine. Foi o primeiro livro que li do autor e demorei muito pra ler porque a leitura não me prendia, e eu não conseguia avançar.

SINOPSE:
Após o mais recente e traumático pé na bunda, o Colin que só namora Katherines resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-garoto prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.

Apesar de ser muito adolescente, o livro ao mesmo tempo é inteligente porque o personagem principal, Colin é um garoto prodígio e tem pensamentos e ideias bastante interessantes. Os diálogos do livro são muito legais e deixam os personagens mais interessantes – mesmo o enredo sendo adolescente. A parte matemática do livro é bem leve e mesmo não entendendo nada de matemática, a leitura flui.
O livro é cheio de notas de rodapé e eu não gosto muito disso porque eu acho que a leitura fica prejudicada porque às vezes para entender bem a parte, é preciso parar a leitura e ler a nota de rodapé!
Embora tenha fama de fazer livros dramáticos, como A Culpa é das Estrelas e Quem é você, Alasca?, em o Teorema de Katherine o tema é mais leve e descontraído. O final foi bem previsível pra mim, mas eu gostei de como terminou.