20Nov 2013

Decoração: Lustre, Pendente ou Spot – qual o mais indicado para sua casa?

Postado por às em Decoração

Uma das coisas que dá mais prazer em casa é escolher objetos de decoração. Quando me mudei pro meu apartamento, como não tinha os móveis do jeito que queria, não me preocupei em colocar lustres na casa, comprei spots simples. Agora venho mudando as coisas aos poucos e depois que arrumei a sala de jantar, troquei os spots e coloquei um pendente. Foi muito difícil escolher o modelo que queria porque queria algo barato, simples e bonito. Mas antes de comprar, pesquisei bastante sobre o assunto pra escolher o modelo ideal.

Uma das primeiras coisas que devemos atentar é sobre o espaço disponível. O estilo da decoração e o efeito luminoso desejado também são importantes. Depois dessa avaliação inicial, dá pra ter ideia do que procurar: spots, plaflons ou pendentes. Mas como usar cada um desses?

Plaflon: Ideal se o pé direito for menor de 2,5m;
Lustre ou pendente: Ideal para salas de jantar; se a mesa for de 6 ou mais lugares, o ideal é que sejam pendentes duplos ou com mais de 01 lâmpada.
Spots: são ideais para redirecionar os feixes de luz. São ideais para iluminar cantos, quadros e estantes.

Dicas úteis:
Mesas quadradas ou retangulares pedem lustres arredondados e curvilíneos, mas as mesas redondas não ficam bem com lustres quadrados.

Quanto mais alto o lustre, maior a área iluminada.

Se a sala de jantar for conjugada com a sala de estar, pode acontecer do lustre não ficar centralizado com a mesa de jantar. Para “arrumar” é preciso usar um desviador de fio.

Para a sala de jantar o ideal é que seja lustre ou pendente – e não plaflon e que esteja a mais ou menos 90 cm de altura da mesa, e centralizado.

Ao usar pendentes duplos, para evitar encavalamento, o ideal é colocar os pendentes em alturas diferentes.