25Out 2013

Livro: O melhor de mim – Nicolas Sparks

Postado por às em Cultura, Livros

Há muito tempo queria começar a fazer esse tipo de post. Eu pensei em colocar o título de “resenha” mas na verdade eu não pensei em fazer uma análise profunda do livro, apenas aguçar a curiosidade de quem estiver lendo esse post para ler (ou não, né?) os livros que estou lendo.
Não sei se vocês sabem, eu sou formada em Letras e adoro ler. E acho válido qualquer tipo de leitura, desde que sua mente não esteja vazia. Ler, pra mim, é um exercício para a mente e eu me sinto vazia quando não estou lendo. E é tão incrível que eu estou com mais de 12 livros novos (sem nem tirar o plástico) pra ler e ainda baixei mais uns 15. Portanto, logo teremos mais posts como este por aqui!

Quando comprei esse livro, não sabia nada sobre Nicolas Sparks, apesar de já ter visto 2 filmes baseados em seus livros. Então O melhor de mim foi o primeiro livro lido do Nicolas Sparks.

Sinopse

Sinônimo de sucesso com suas obras repletas de dramas, Nicholas Sparks conta nesta obra O Melhor de Mim uma história de amor entre Dawson e Amanda. Eles eram namorados adolescentes de lados opostos das faixas com uma paixão que mudaria suas vidas para sempre, mas a vida iria forçá-los a separa-los. Anos mais tarde, as linhas os tinham traçado entre o passado e o presente estavam prestes a cair.Chamado de volta à sua cidade natal para o funeral do mentor que já lhes deu abrigo quando mais precisava dele, eles se deparam um com o outro mais uma vez, e forçados a enfrentar os caminhos que eles escolheram.

Biografia do autor

Nicholas Sparks nasceu em Omaha, cidade do estado de Nebraska, nos Estados Unidos da América. Durante o colégio se graduou como orador oficial e recebeu uma bolsa completa para a Universidade de Notre Dame. Na universidade, fez sucesso quebrando o recorde da escola ao fazer parte de uma equipe de revezamento como calouro, mas se machucou e, passou o verão em recuperação. Seu primeiro romance foi escrito nesse período de recuperação, mas nunca foi publicado. Formou-se em Finanças Empresariais na mesma universidade e logo se graduou.

Quando comecei a ler, eu achei que não ia gostar do livro porque a história não era uma realidade que eu vivia e achei que não fosse me apegar aos personagens. Mas o livro tem uma “leitura” fácil e acabei lendo muito rápido. A história vai se enrolando até a metade do livro, mas começa um suspense no meio do livro que prende a leitura. E o desfecho é incrível e faz jus ao nome do livro sim!

O bom de todo livro é tirar uma mensagem dele e adaptar à sua vida. Amanda em todo o livro é desafiada a mudar sua vida, sempre ela tem duas opções. E quando ela chega à idade adulta as duas “vidas” que ela poderia ter vivido se chocam e ela fica em dúvida sobre seguir ou mudar. E quando eu comecei a questionar a apatia dela em relação à tudo que acontecia na vida dela, eu me vi assim também. Porque será que eu teria coragem de fazer com a minha vida o que eu queria que a Amanda fizesse com a dela?

PS: Leia o primeiro capítulo AQUI!