Quando eu morava em casa, não pensava em ter plantas em casa! Mas em casas, normalmente, temos jardins, uma árvore na calçada e em apartamentos, fica mais difícil o acesso ao verde. De uns tempos pra cá, venho decorando meu apartamento aos poucos, e decidi que quero algo verde na minha casa. E uma das opções que me agradaram muito é a horta em casa.
Uma das vantagens de ter horta em casa é que você vai consumir tudo sem agrotóxicos. A mesma ideia serve para fazer pequenos jardins.

O que é preciso para ter uma horta?

Espaços com aproximadamente, 40cm de altura ou 30cm de diâmetro já são suficientes para fazer uma horta com ervas, temperos e pequenas hortaliças – é bom colocar apenas uma variedade em cada recipiente . É bom também que o local tenha luz solar, preferencialmente, pela manhã e por, no máximo 5 horas. No meu caso, na minha sacada, a luz do sol, que começa por volta de 7h vai até 11h é um horário bom!

Como regar?

As cores das folhas interferem nos cuidados que devemos ter com elas. Folhas verde claro são mais sensíveis e precisam de mais cuidados do que as verde escuras. A quantidade e o tempo da irrigação varia de acordo com estas características, mas o ideal é ver como a terra está antes de irrigar: se ela estiver úmida, coloque menos água. O horário ideal é bem no início da manhã ou no finalzinho da tarde.

Preciso adubar? Quando?

Adubar ajuda muito para que a horta fique bonitinha. O ideal é fazer isso a cada 40 dias. Mas qual adubo usar? Adubos orgânicos como húms de minhoca, esterco de boi e torta de mamona são os mais fáceis de serem utilizados.

Como montar a horta perfeita?

Comece a preparar o recipiente, cobrindo o fundo dele com uma camada de argila expandida ou pedras. Isso vai ajudar a drenar. Depois, coloque uma camada de areia grossa que ajuda no escoamento e previne doenças na raiz das plantas. Coloque uma camada de terra com adubo. Coloque a planta e distribua uma quantidade de terra por cima pra cobrir a raiz. Regue e cubra a terra com pedrinhas ou folhas secas para ajudar a manter a umidade do solo.